Sobre Nós
A escolha do nosso 1º cão surgiu no final do Ano de 2009 e recaiu no Cão São Bernardo devido a sua grandeza e robustez. Por isso ficamos com a Iris , depressa descobrimos que a sua grandeza não era só física, mas afectiva. Recebemos uma gratidão e estima incomensuraveis e desinteressadas, ficamos agarrados a raça irremediavelmente, então arranjamos uma companhia para a Iris a Eva que infelizmente nos deixou aos 9 meses. Seguidamente surgiu o Eros do Ferrador com a finalidade de participarmos assiduamente em exposições no sentido de valorizar a raça, infelizmente isso não foi possivel. Apartir daqui fomos ao encontro de um criador que apreciamos e respeitamos o seu percurso, dai a chegada da Helma du Val du Morakopf, desde já agradecemos o profissionalismo deste criador. Desta forma é com enorme prazer que partilharemos as nossas experiencias com todos vocês.
Iris do Casal da Eira (1º Exemplar Novembro de 2009) Eva do Val de Balboa Eros do Ferrador
O porquê da criação do afixo "Vale do Homem"
Em primeiro lugar porque todos os São Bernardos fazem parte integral da nossa familia, e são tratados e criados com muito carinho, dedicação e empenho. Ao longo dos anos fomos aprendendo a lidar diariamente com esta raça, e desde muito cedo que surgiu o interesse em adquirir um MORAKOPF, após 3 anos do primeiro exemplar concretizamos o nosso primeiro objectivo. Apartir deste momento surgiu o interesse em participar no mundo das Exposições e começamos a caminhada com a Helma du Val du Morakopf. Esta experiência serviu para conhecer muitos criadores e partilhar muitas experiências de forma a aprofundar os conhecimentos em relação à raça. Desta forma, a participação da Helma nas competições serviu para confirmar a qualidade dos seus criadores.

Bernard Ketterer (Val du Morakopf)
Sem dúvida! Bernard e Patricia KETTERER (Val du Morakopf) , Angélica e Sérgio (Solanetxea) são os grandes responsáveis pela concretização deste enorme desafio. Foram importantes a todos os níveis, desde os vários conselhos nas diferentes etapas de desenvolvimento da Helma du Val du Morakopf como também nas diferentes experiências partilhadas, experiências essas que nos tornaram mais fortes para continuarmos este dificil percurso. O reconhecimento da enorme qualidade e seriedade destes criadores e o facto de sermos proprietários da Helma du Val du Morakopf transmite-nos uma enorme confiança para começarmos a nossa base de trabalho de uma forma séria e com muita qualidade. É um orgulho para nós podermos iniciar o nosso projecto com esta enorme qualidade em termos de Standart, Saúde e Caracter , factores essenciais para a criação do Cão São Bernardo.
Sérgio e Angélica (Solanetxea)
10 de Agosto de 2014 de volta a Comunión e mais uma vez ao encontro do criador Bernard e Patricia, Ketterer (Val du Morakopf). Desta vez para voltar a casa com mais dois exemplares de pelo curto (Jumbo e Julia du Val du Morakopf).

Resta agradecer ao criador Bernard e Patricia, Ketterer estes dois magnificos exemplares que vem acrescentar uma enorme qualidade ao nosso trabalho.
Algumas Curiosidades neste pequeno trajecto!
Portanto ao longo destes anos porque já são alguns desde o nosso 1º Exemplar (Iris do Casal da Eira 2009) já vivemos alguns acontecimentos: Na aquisição do Eros do Ferrador com o objectivo de participar em exposições constatamos na 1 Exposição em que participou, que o exemplar era portador de apenas 1 testiculo. Assim Eros do Ferrador ficou automáticamente excluido das competições. Contudo depois de várias complicações em termos de saúde está bem e faz parte da familia; Portanto esta situação e a perda precoce da Eva do Val de Balboa são apenas algumas experiências menos positivas nesta pequena caminhada.
A criação deste afixo com este nome "Vale do Homem" representa a região da nossa residência e vem confirmar a nossa paixão, motivação e entusiasmo pela raça. Desde já agradecemos a todos aqueles que vem visitar a nossa página e especialmente como não podia deixar de ser aos nossos amigos Bernard e Patricia KETTERER (Val du Morakopf) , Angélica e Sérgio (Solanetxea) por todo o apoio prestado ao longo deste percurso.


Vale do Homem situado ao Alto Cávado corresponde uma área territorial que abrange os concelhos Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde, todos eles pertencentes ao distrito de Braga e com inserção no noroeste da província do Minho, fazendo fronteira com a Espanha (Região da Galiza) no limite norte de Terras de Bouro, incluída na Nut II- Região Norte e Nut III – Cávado e Ave.